BEM-VINDO

O blog da ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL Dr. RUTHER ALBERTO VON MÜHLEN, foi criado para exposição de trabalhos desenvolvidos na escola, socialização de experiências, divulgação de atividades e textos informativos.


08 outubro 2014

A CRIANÇA E O MEDO!!!

Apesar de ser um sentimento corriqueiro, nem sempre os pais sabem lidar corretamente com o medo de seus filhos. Principalmente porque boa parte desses temores tem origem na imaginação das crianças. Mas, afinal, como os pais devem se comportar diante de uma criança amedrontada?
Os pais devem encarar o medo infantil como algo natural e saudável, imaginário infantil. O medo é uma resposta de nosso sistema de defesa aos estressores naturais, isto é, tudo que ponha em risco o indivíduo ou seu grupo, tanto do ponto de vista orgânico como emocional, social ou espiritual.
Mas encarar com naturalidade não significa ignorar.  É preciso escutar a criança, prestar atenção no contexto e perceber o que está provocando a sensação de ameaça. Mesmo que o risco seja imaginário, o sentimento da criança é real, e suas causas precisam ser investigadas.
É responsabilidade dos pais ajudar os filhos a enfrentar seus temores. Acredita-se que o amor e o apoio dos adultos são fundamentais para a criança superar ansiedade, insegurança e medos.
Brinque com a criança, entre na fantasia dela. Com experiências lúdicas, os adultos entendem melhor os anseios dos pequenos e estes aprendem a enfrentar várias situações em que o sentimento de medo aparece. Os pais não devem repreender, ridicularizar nem obrigar o filho a enfrentar a situação que lhe dá medo sem que ele esteja preparado. essas atitudes podem causar desequilíbrios psicológicos e emocionais na criança.
É preciso saber ouvir e respeitar o sentimento da criança para depois buscar a melhor forma de conversar com ela sobre aquilo que a amedronta. Expor a criança a situações nas quais ela se sinta insegura só vai causar sofrimento, ansiedade e insegurança.
É importante estabelecer limites e orientar os filhos.